5 dicas para ter seu próprio departamento pessoal consultivo

17 Julho, 2020

Compartilhar

O departamento pessoal consultivo dá um passo além das rotinas burocráticas e contribui diretamente com o crescimento do seu negócio.


Trata-se de um novo conceito que atribui um papel estratégico a essa área, conhecida por tratar da burocracia trabalhista.


Mais do que cuidar das admissões e demissões, fechamento de folha e controle de horas, o DP passa a identificar problemas e propor soluções para otimizar seu negócio.  


A seguir, explicamos como funciona o departamento pessoal consultivo e como sua empresa pode desenvolver a área. Continue lendo e evolua seu DP. 



O que é departamento pessoal consultivo?


O departamento pessoal consultivo é aquele que vai além das tarefas operacionais da área e assume uma função estratégica no negócio, diagnosticando problemas e propondo soluções. 


Tradicionalmente, o DP é visto como a área de execução do RH, que cuida principalmente de processos burocráticos como controle de ponto, folha de pagamento e papelada de admissão e demissão. 


Além disso, é a equipe responsável por manter o negócio em dias com a legislação trabalhista, cumprindo todas as obrigações determinadas pelo governo.


Mas esse foco operacional e legal não impede que o departamento pessoal seja mais consultivo — ou seja, agregue valor estratégico ao negócio e apoie o trabalho de outras áreas. 


Inclusive, ter profissionais de DP que atuam como consultores é uma grande vantagem competitiva para a empresa.


Afinal, eles são responsáveis por manter uma boa relação com os colaboradores e garantir uma gestão eficiente do pessoal, e podem contribuir muito mais com o crescimento do negócio do que você imagina. 



Como funciona um departamento pessoal consultivo?


O departamento pessoal consultivo cumpre as mesmas tarefas do DP tradicional, mas se diferencia pelos processos inteligentes e viés de consultoria. 


Além cuidar das rotinas da área, a equipe responsável também pensa no negócio como um todo e busca contribuir com a gestão com novas ideias, soluções e propostas. 


Quando o DP é consultivo, qualquer área da empresa pode ter acesso a informações sobre colaboradores e questões trabalhistas, por exemplo, e esses dados são usados para melhorar os processos do negócio e alcançar seus objetivos.


Para o RH, é fundamental contar com um departamento pessoal consultivo, capaz de apoiar o time em processos como recrutamento e seleção, treinamento e gestão de pessoas. 


Além disso, o próprio departamento se torna mais ágil, produtivo e alinhado às metas do negócio.



Quais as vantagens de ter um departamento pessoal consultivo?


Ter um departamento pessoal consultivo significa ter mais tranquilidade nos processos legais que envolvem colaboradores e uma gestão de pessoas mais eficiente.


Para começar, o compliance é garantido, já que esse tipo de DP está sempre atualizado sobre as leis trabalhistas e focado em reduzir os riscos de ações judiciais, multas e demais penalizações por irregularidades.


Com as mudanças constantes nas regras trabalhistas e previdenciárias, é fundamental contar com uma equipe de especialistas em DP para tirar todas as dúvidas sobre o assunto e orientar a liderança da empresa.


Também é função da área propor benefícios mais vantajosos de acordo com as tendências do mercado, sugerir novas formas de contratação e planejar a concessão de férias e licenças.


Além disso, o DP consultivo está sempre pronto para atender os colaboradores, mediar acordos e melhorar a relação da empresa com seus talentos.


Tudo isso garante processos otimizados dentro do RH e departamento pessoal, integração com outras áreas do negócio e foco nos objetivos gerais da empresa — e não apenas nas tarefas pontuais do setor.



5 dicas para tornar seu departamento pessoal mais consultivo


Ter um departamento pessoal consultivo não é exclusividade de grandes corporações, pois qualquer empresa pode desenvolver o seu. Confira algumas dicas para evoluir seu DP.


1. Faça um diagnóstico do departamento pessoal


O primeiro passo para criar seu departamento pessoal consultivo é entender como anda o desempenho da área e da equipe. 


Para isso, é preciso fazer um diagnóstico completo, mapeando os processos-chave como admissão e demissão, controle de férias e gestão de folha, por exemplo.


O objetivo é identificar erros, falhas de comunicação e gargalos no fluxo de trabalho que podem estar comprometendo a performance do DP e atrasando suas tarefas.


2. Digitalize os processos 


É impossível pensar em um DP estratégico sem a digitalização de todos os processos envolvidos.


O ideal é contar com um software de gestão específico para centralizar os dados de funcionários em um único sistema, permitindo acesso, consulta e gerenciamento rápido. 


Além disso, a papelada deve ser eliminada, dando lugar aos documentos digitais armazenados em nuvem — muito mais práticos, seguros e sustentáveis.


3. Automatize tarefas


A automação de tarefas é indispensável em áreas com muitas funções repetitivas, como é o caso do departamento pessoal.


Com a tecnologia certa, o DP pode automatizar rotinas, emitir relatórios em poucos cliques e reduzir as tarefas manuais da equipe. 


Assim, os profissionais têm mais tempo para pensar nas questões estratégicas do DP e não perdem tempo com preenchimento de documentos, cálculos e elaboração de relatórios, por exemplo. 


4. Treine a equipe


Além de ter as tecnologias e processos certos, também é preciso treinar a equipe para desempenhar um papel consultivo.


O time deve se atualizar constantemente com as novas leis e práticas de mercado, dominar tecnologias, entender os objetivos da empresa e ter conhecimento sobre gestão de negócios.


Além disso, é preciso ter excelentes habilidades de comunicação para fornecer as informações estratégicas aos gestores e outras áreas. 


5. Considere a terceirização 


Também é possível ter um departamento pessoal consultivo sem ter que investir em treinamentos, tecnologia e organização interna.


A solução é terceirizar a área e escolher uma empresa especializada em DP consultivo.


Essa opção torna o serviço acessível para qualquer empresa e possui um custo-benefício mais atrativo, já que é mais fácil contar com uma equipe já treinada, experiente e com as últimas tecnologias da área à disposição. 



Gerencial Consultoria: departamento pessoal consultivo à disposição


Na Gerencial Consultoria, você conta com uma assessoria completa de departamento pessoal consultivo com os seguintes serviços inclusos:


-Processamento mensal completo de folha de pagamento

-Assessoria especializada em atender fiscalizações

-Apoio no acompanhamento de acordos, convenções e dissídios

-Processamento de encargos trabalhistas

-Apoio na gestão de férias.


Além disso, nossa equipe reduz riscos de penalizações do eSocial, colabora diretamente com o foco do negócio e fica à disposição para solucionar dúvidas.


Viu como é possível ter seu departamento pessoal consultivo completo e atualizado? 


Para saber mais sobre a solução de terceirização do DP, converse agora com um de nossos especialistas. 




manage cookies