Recursos Humanos e tecnologia: Vantagens na área de gestão de pessoas

10 Setembro, 2019

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A tecnologia pode auxiliar e facilitar processos, mas a gestão de pessoas ainda é fundamental. Saiba como usá-la para otimizar os seus resultados 

Não é nenhuma novidade que a tecnologia vem revolucionando cada vez mais as rotinas de trabalho em empresas e escritórios dos mais diversos setores. Muitos serviços que antes demandava pessoal e tempo hoje são automatizados e proporcionam que os profissionais se dediquem mais às atividades para que foram designados. Sim, por mais que as inovações tecnológicas auxiliem em muitos processos, as pessoas continuam sendo fundamentais.


No setor de Recursos Humanos, por exemplo,  ferramentas como softwares, sistemas e inteligências artificiais poupam o trabalho mecânico e burocrático, permitindo que os trabalhadores exerçam funções mais específicas dentro das empresas. O profissional passa a atuar  como uma central de inteligência capaz de circular pelos mais diversos setores interagindo e conhecendo as demandas dos colaboradores e oferecendo soluções para os problemas identificados. 


Mais resultados, menos burocracias


Uma das grandes revoluções que a tecnologia vem proporcionando nas empresas é a forma como o profissional é tratado e avaliado no ambiente de trabalho. Hoje, a função do RH é otimizar o trabalho dos funcionários de outros setores por meio de processos inteligentes que estejam alinhados com os objetivos da  empresa. Através de estudos e relatórios, é possível mensurar e prever soluções para problemas que possivelmente nem seriam detectados pelas lideranças e chefias. Além disso, a tecnologia ajuda a proporcionar um ambiente favorável para que o colaborador execute a sua função da melhor forma possível. Algumas das principais vantagens da implantação de processos inteligentes nas empresas são:


-Redução do retrabalho, através da automatização de tarefas repetitivas;

-Criação de relatórios mais sintéticos e que circulem entre setores, se tornando mais úteis para a empresa em geral;

-Substituição de processos antiquados por outros mais simples;

-Implementação de rotinas de melhoria constante;

-Redução de custos.


O uso da tecnologia com foco nas pessoas pode gerar resultados muito positivos, principalmente porque cria um ambiente inovador e favorável ao crescimento de ambas as partes. Confira algumas vantagens que a tecnologia proporciona na gestão de pessoas:  


1  Otimiza o tempo 



Com a automação das atividades burocráticas, e a possibilidade de reaproveitar informações, por exemplo, os trabalhadores precisarão dedicar menos tempo a processos que antes precisavam ser refeitos diversas vezes. Com isso, é possível organizar melhor os processos, evitando trabalho extra e repetido. Dessa forma a equipe poderá dedicar-se mais a questões estratégicas que agreguem ao desenvolvimento da empresa. 


2 O gestor conhece melhor a sua equipe


Através de dados centralizados em sistemas automatizados, os gestores poderão acessar informações sobre sua equipe de trabalho. Dessa forma, tomadas de decisões se tornam mais eficientes e resultados podem ser prospectados com mais facilidade. 


3 Proporciona mais autonomia entre setores


Com um sistema eficiente, os próprios líderes poderão acessar comprovantes, consultar demonstrativos de pagamentos e até mesmo atualizar dados sem necessariamente passar pelo setor de RH para acessar essas informações. Além de reduzir uma demanda desnecessária, também otimiza o tempo que seria desperdiçado com essas burocracias. 


4 Melhora a comunicação interna


É possível usar a tecnologia para informar os funcionários sobre processos que ocorrem dentro da empresa e proporcionar interação entre gestores e equipes. Além disso, sentir-se parte do processo de desenvolvimento dos projetos e visualizar resultados faz com que o colaborador se sinta mais motivado a realizar o seu trabalho da melhor forma possível.


5 Ajuda na tomada de decisões


Ferramentas tecnológicas facilitam a geração de informações a respeito de processos que ocorrem dentro das empresas, como treinamentos e projetos de  desenvolvimento. Essas informações podem, através da tecnologia, ser imediatamente processadas e analisadas, o que favorece uma tomada de decisões mais rápida e confiável. Esse tipo de ferramenta também é muito eficiente em processos de recrutamento e seleção, além de outras decisões que podem ser tomadas a partir da análise de dados.


6 Estimula o desenvolvimento pessoal


Por meio dos softwares é possível acessar informações detalhadas sobre o desempenho dos colaboradores desde o momento da contratação. Assim, é possível identificar competências e apontar possibilidades que favoreçam o desenvolvimento do funcionário. Dessa forma, a empresa tem condições de promover a maximização dos resultados e otimização do desempenho dos funcionários, o que é satisfatório para ambos os lados envolvidos.


Gamificação organizacional: Equipe mais motivada e produtiva


Empreendedores e gestores que buscam motivar as suas equipes têm optado por soluções criativas, como a gamificação, para engajar os colaboradores nas atividades e promover maior interação e assimilação do que é aplicado nos treinamentos.  Atividades envolventes e até divertidas  que estimulam a criatividade e/ou tomada de decisões mudam o ambiente de trabalho e trazem mais motivação para os funcionários. 


Quando a atividade envolve simulação de situações, é possível avaliar o perfil profissional e a reação dos funcionários diante de diferentes condições. Em alguns casos os cases são reais: ao serem expostos a esse tipo de desafio, como elaborar projetos  interessante e úteis a partir do zero, é possível ter, ao final, um produto ou serviço inovador e funcional para apresentar aos clientes. 


Para estimular ainda mais os funcionários, são oferecidos prêmios para os destaques. É uma excelente forma de incentivar o desenvolvimento de novas ideias sem que haja o receio de falhar e ser visto com maus olhos por superiores. Pelo contrário: A competição proporciona que haja um esforço para corrigir falhas e aperfeiçoar ideias que seriam simplesmente abandonadas em outras situações. Ou seja, a gamificação permite que o colaborador se arrisque além do óbvio, sem temer que isso prejudique o seu desempenho na empresa. 


Empresas investem em relações mais humanas com colaboradores por intermédio da gamificação


Além das competições para apresentar soluções para as demandas laborais, muitas empresas têm lançado mão desse recurso para promover a interação entre colaboradores ao mesmo tempo que proporcionam um bom ambiente de trabalho. Exemplo disso são as competições saudáveis, onde os funcionários são estimulados a cuidar da saúde enquanto são acompanhados por profissionais como nutricionistas e educadores físicos. Além de promover melhoras significativas no bem estar dos colaboradores através da melhoria dos hábitos, como alimentação correta e atividade física regular,  essa atitude também representa uma melhoria na performance profissional. Pessoas mais felizes e engajadas no trabalho em equipe são mais criativas e produtivas.