Comunicação interna nas empresas: importância, cuidados e ferramentas úteis
09 Junho, 2020
A comunicação interna nas empresas é mais importante do que nunca para manter os colaboradores engajados e alinhados — mesmo à distância.
Mais do que enviar a newsletter interna, essa área tem a missão de promover o diálogo entre os funcionários, garantir o acesso à informação e sintonizar todos com os objetivos do negócio.
Por isso, vamos dar algumas dicas importantes e sugerir ferramenta online para cuidar da comunicação interna nas empresas, de modo que sua equipe possa trabalhar sempre integrada e bem-informada.
Siga a leitura e veja como melhorar essa área.
Por que a comunicação interna nas empresas é fundamental?
A comunicação interna nas empresas é o elo que mantém os colaboradores conectados à cultura, missão e objetivos do negócio.
Basicamente, é a transmissão e compartilhamento de informações que interessam aos funcionários da empresa e possibilitam o alinhamento das equipes.
Além de ter um bom plano de comunicação para os clientes, é preciso pensar no público interno, pois o acesso à informação é fundamental para integrar e motivar sua equipe.
Se antes essa área se resumia a comunicados internos, hoje as organizações reconhecem a importância de abrir o diálogo com os colaboradores e garantir um fluxo de informações mais dinâmico, com o apoio da tecnologia.
Por isso, a comunicação interna evoluiu do modelo verticalizado (de cima para baixo) para um formato mais participativo, com o uso de ferramentas como redes sociais corporativas e plataformas de gestão colaborativas, por exemplo.
Não à toa, as startups e scale-ups buscam uma comunicação interna mais horizontal e dão voz aos colaboradores, além de encorajar mais conversas e trocas entre as pessoas.
Comunicação interna nas empresas em tempos de coronavírus
Com a crise do coronavírus, a tendência é que a comunicação interna nas empresas ganhe ainda mais importância e esteja no centro das estratégias.
Isso porque, com a adoção do trabalho remoto, o grande desafio é manter os colaboradores conectados e engajados à distância, garantindo que todos tenham acesso às informações e consigam trabalhar em equipe.
De acordo com um estudo global de 2020 realizado pela Gartner em parceria com a Capterra, 77% dos profissionais brasileiros já estão trabalhando em home office, enquanto 59% das PMEs adotaram a modalidade.
Além disso, 34% gostariam de manter um regime 100% remoto após a crise e 74% afirmam gostar muito desse modelo de trabalho.
De fato, o home office pode ser mais produtivo, reduzir custos para a empresa e ajudar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários — mas, para isso, é preciso investir na comunicação interna.
Cuidados essenciais na comunicação interna
Para que a comunicação interna nas empresas seja eficiente, é preciso tomar alguns cuidados importantes.
Veja quais pontos merecem atenção.
Evitar os silos informacionais
Quando as diferentes áreas da empresa não se conversam e informações importantes ficam limitadas a certos níveis hierárquicos, temos os chamados silos informacionais.
Essas “bolhas” dificultam a integração entre os departamentos e geram falhas de comunicação interna nas empresas, além de prejudicar a transparência da organização e a motivação dos colaboradores.
Por isso, é importante evitar esses silos e fazer com que a informação estratégica chegue a todos — principalmente por meio da liderança.
Alinhar a comunicação interna e externa
Outro ponto importante é garantir que a comunicação interna esteja alinhada à comunicação externa da empresa.
Afinal, o negócio só terá credibilidade entre seus colaboradores se mantiver o mesmo discurso, valores e propósitos que são promovidos no mercado.
Usar as ferramentas certas
A escolha das ferramentas é decisiva para promover a comunicação interna nas empresas, e deve levar em conta critérios como facilidade de uso, adaptação e eficiência.
Os erros mais comuns são concentrar a comunicação no e-mail corporativo, lotando a caixa de entrada dos colaboradores, implementar softwares complicados e não incluir canais diretos para que os funcionários também enviem suas sugestões e solicitações.
4 ferramentas para facilitar a comunicação interna nas empresas
Se você quer melhorar a comunicação interna na empresa, pode lançar mão das inúmeras ferramentas online que mantêm os colaboradores sempre conectados.
Conheça algumas das mais utilizadas.
1. Slack
Pensado para evitar a caixa de entrada lotada e a confusão no WhatsApp, o Slack é uma ferramenta de comunicação interna excelente para manter conversas entre colaboradores à distância.
A plataforma organiza as conversas em canais e permite que todos encontrem informações importantes de colegas e líderes em arquivos pesquisáveis, definindo prioridades e separando os grupos por projeto.
2. Loom
A plataforma Loom é perfeita para fazer apresentações em vídeo, pois permite que o profissional grave a tela do seu computador, seu rosto e sua voz ao mesmo tempo, explicando qualquer processo em detalhes de forma rápida e prática.
Assim, até os assuntos e projetos mais complicados podem ser transmitidos em minutos para toda a equipe — e com mais recursos do que nas chamadas de vídeo.
3. Trello
Na categoria de plataformas de gestão colaborativa, o Trello é uma das ferramentas mais populares, pois utiliza o clássico método Kanban.
Com ele, todos os projetos podem ser facilmente organizados e compartilhados com a equipe em um sistema online formado por quadros, listas e cartões, em que cada cartão representa uma tarefa.
Assim, toda informação estratégica da empresa pode ser disponibilizada online e facilmente classificada.
4. Zoom
O Zoom é a ferramenta ideal para fazer reuniões online por videoconferência com até mil participantes por chamada.
A plataforma oferece recursos como compartilhamento de tela, gravação de reuniões, anotações e várias outras facilidades para tornar a comunicação à distância mais dinâmica.
Agora é só escolher suas ferramentas para agilizar a comunicação interna da sua empresa e garantir a sinergia entre as equipes.
E se precisar de ajuda para organizar seus processos financeiros e contábeis em tempos de home office, converse com os especialistas da Gerencial.
Compartilhar