Gestão qualificada e profissional é crucial para o futuro de empresas

18 Setembro, 2019

Compartilhar

Gestores têm se preocupado em buscar ao máximo a eficiência operacional em prol da saúde das organizações e da manutenção do potencial competitivo das mesmas


Uma empresa é como uma máquina: Todas as peças, ou todos os setores, precisam estar alinhados para garantir o pleno funcionamento e, consequentemente, gerar resultados satisfatórios para o todo. Se isso não acontecer, ela estará suscetível a erros que podem comprometer  a credibilidade, abrir espaço para a concorrência e fragiliza-la diante das instabilidades econômicas. Para que o futuro da organização não seja comprometido pelos próprios erros, é necessário que ela seja muito bem conduzida por seus gestores. 


Porque a gestão é tão importante para a empresa?


São os gestores  que irão definir metas e estratégias, analisar as possibilidades de mercado, custos, investimentos, contratações, demissões e tudo o mais que envolve o ambiente empresarial. Como já mencionamos, cada um desses setores tem papel fundamental na organização, e é a maneira como eles são conduzidos que definirá o sucesso ou o fracasso do negócio como um todo.


O jornal Zero Hora publicou recentemente que 13 das 15 maiores empresas gaúchas tiveram lucro no primeiro semestre de 2019, um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, foi registrada uma queda de 1,8% na receita líquida, indicando que, mesmo que positivos, os ganhos têm sido modestos. A matéria explica que isso acontece porque os gestores têm se preocupado em reduzir custos  para garantir melhores resultados financeiros diante da conjuntura econômica em que o país se encontra. O texto ainda aponta que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, as empresas que têm apresentado crescimentos devem isso ao investimento no trabalho interno, ou seja, a gestão.


O economista da Gerencial Auditoria e Consultoria, José Luiz Amaral Machado, ressalta a importância da qualificação da gestão nas empresas:  “A implantação de um sistema voltado para a profissionalização, transparência, eficiência e competitividade pode até representar oportunidade de provocar interesse em abordagem de potenciais investidores. Está, então, claro que adotado uma estratégia de gestão nesse sentido só apresenta benefícios e o potencial de um futuro melhor”.  Machado destaca ainda que o sucesso de uma empresa gera benefícios além da lucratividade da própria organização:  “A empresa melhorando, todos ganham, os acionistas, ou quotistas, o próprio estado que arrecada mais, os colaboradores que reconhecidos seus méritos tem seus ganhos qualificados e a sociedade, pois uma vez se tendo empresas saudáveis mais oportunidades se criam à sociedade”.


Benefícios de uma gestão qualificada


Os principais resultados que podem ser observados ao se implantar uma gestão empresarial qualificada são:


-Redução de custos

-Aumento da lucratividade

-Qualificação dos colaboradores

-Definição e realização de metas

-Melhoria na capacidade de tomada de decisão

-Otimização do tempo

-Melhoria na organização e integração  entre departamentos

-Elevação da produtividade e da eficiência


Mas, afinal, o que constitui de fato uma gestão empresarial qualificada? Quais as estratégias que podem ser colocadas em prática  para que a empresa melhore o seu desempenho? Listamos cinco das estratégias mais impactantes quando colocadas em prática: 


5 ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO DE GESTÃO:


1  PROFISSIONALIZAÇÃO DOS COLABORADORES


Uma equipe qualificada e alinhada com os objetivos da empresa estará sempre motivada para gerar cada vez mais e ter melhores resultados. Seja por meio de cursos e capacitações, ou mesmo por treinamentos internos, é importante  que os colaboradores conheçam exatamente o produto ou serviço que estão defendendo ao fazer parte da organização. Além disso, é importante sempre que possível investir em cursos técnicos, graduações e especializações que agreguem conhecimento ao repertório do funcionário que se sentirá ainda mais capacitado para realizar a sua função dentro da empresa.

 

2 USO DA TECNOLOGIA DISPONÍVEL


A tecnologia tornou-se uma importante aliada na gestão de empresas. Além de proporcionar mais agilidade e rapidez no processamento de dados e outras funções que no passado demandavam recursos como pessoal e tempo através de softwares e sistemas de gestão empresarial, hoje ela auxilia inclusive na gestão de pessoas, proporcionando que os profissionais dessa área se envolvam com outras demandas. 


3 ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DE CONHECIMENTO


 É importante  que os colaboradores conheçam exatamente o produto ou serviço que estão defendendo ao fazer parte da organização. Diretores e pessoas que ocupam cargos de chefia também precisam estar constantemente se qualificando. Mesmo que a empresa conte com bons prestadores de serviço como escritórios contábeis ou empresas de consultoria de gestão, é imprescindível para a saúde do negócio que seus gestores estejam preparados para lidar com todo o tipo de situação que possa se apresentar.


4 ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS


A organização é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio antes mesmo dele sair do papel. Definir metas e planejar como executá-las é indispensável.  Depois de constituída, qualquer atitude que se tenha dentro da empresa, mesmo que seja mínima,  precisa ser planejada e analisada com muito cuidado sob pena de impactar no andamento da organização como um todo. Além disso, revisar procedimentos constantemente é essencial caso sejam necessários ajustes e correções de possíveis erros. Dessa forma é possível identificar riscos e minimizar danos, consequentemente proporcionando melhores resultados.


5 CONTROLE DAS FINANÇAS 


A última dica parece a mais óbvia de todas, mas é a que mais causa dores de cabeça para empresários e empreendedores quando não executada da forma correta. Controlar o fluxo de caixa, retiradas e investimentos é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. E, mais uma vez, por mais que a empresa conte com serviços contratados, é essencial que os proprietários ou gestores conheçam os processos monetários. Afinal, todo o negócio gira em torno de um só objetivo: Ser lucrativo. 



Eficiência e produtividade são consequências de uma gestão qualificada e profissional. Contratar serviços de assessoria também pode ser uma ótima opção para melhorar o desempenho da sua empresa. A Gerencial Consultoria oferece assistência contábil com foco na consultoria empresarial, gestão e crescimento. Já a Comece com o Pé Direito presta consultoria contábil, fiscal, financeira e trabalhista para novas empresas de tecnologia e inovação de forma 100% online.  



Fonte Imagem: Yanalya - Freepik