Como fazer gestão financeira de uma empresa com máxima eficiência
11 Novembro, 2020
Você sabe como fazer a gestão financeira de uma empresa ou se limita a conferir o faturamento no fim do mês?
Em qualquer negócio, o controle do dinheiro, contas e patrimônio deve ser uma prioridade, mas não é uma tarefa muito simples.
Muito além de verificar se a empresa teve lucro ou prejuízo, você precisa acompanhar o fluxo de caixa, mapear custos, ter um plano de contas, gerenciar investimentos, fazer projeções e várias outras atividades essenciais para o crescimento do negócio.
Felizmente, há maneiras mais eficientes e econômicas de fazer a gestão financeira da sua empresa.
Se você quer saber como agilizar essa área, é só seguir a leitura.
Como fazer gestão financeira de uma empresa
Entender como fazer a gestão financeira de uma empresa é um dos primeiros passos para começar uma jornada de empreendedor.
Afinal, estamos falando de controlar todo o dinheiro movimentado pelo negócio e planejar como os recursos serão utilizados para promover seu crescimento.
E essa não é uma tarefa simples, pois envolve o gerenciamento das contas a pagar e a receber, acompanhamento do fluxo de caixa, controle de inadimplência, planos de investimentos, projeções financeiras, conciliação bancária e várias outras atividades.
Por isso, é fundamental ter profissionais dedicados à função e atentos a todas as entradas e saídas do caixa, além de contar com um bom planejamento financeiro e análises contínuas de resultados.
Dessa forma, é possível manter a saúde financeira do negócio, evitar o endividamento e garantir os recursos necessários para investir e progredir.
De modo geral, assumir a gestão financeira significa cuidar do capital e do patrimônio da empresa para que ela atinja seus objetivos primordiais: gerar valor para o mercado e lucro para seus sócios e acionistas.
Importância da gestão financeira para uma empresa
Fazer a gestão financeira de uma empresa não é apenas uma estratégia para aumentar os lucros, mas também uma questão de sobrevivência.
Isso porque a falta de capital e endividamento estão entre as principais causas de mortalidade empresarial.
De acordo com o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, publicado em 2019 pelo IBGE, 6 em cada 10 empresas brasileiras fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade.
Outro dado alarmante é o nível de inadimplência das organizações do país, que bateu o recorde de 6,2 milhões de CNPJs negativados em janeiro de 2020, segundo dados do Serasa Experian.
Com uma boa gestão financeira, é possível controlar o endividamento, buscar crédito na hora certa e manter um capital de giro suficiente para honrar os compromissos da empresa, evitando a inadimplência e uma possível falência.
Além de manter a saúde do caixa e o equilíbrio das contas, a gestão também serve para melhorar os resultados, gerenciar recursos com mais eficiência e potencializar a geração de lucros no curto, médio e longo prazo.
5 tarefas essenciais para fazer a gestão financeira de uma empresa
Para fazer a gestão financeira de uma empresa, você precisa assumir diversas tarefas de planejamento e controle.
Confira as principais.
1. Gerenciar o fluxo de caixa
O caixa é o coração das finanças da empresa, e seu fluxo indica todas as entradas e saídas de recursos que fazem o negócio girar.
Logo, é fundamental acompanhar de perto esses movimentos e registrar todas as receitas e despesas da empresa, além de fazer projeções para prever o fluxo dos próximos meses.
Nessa gestão, nenhuma transação pode ficar de fora e o responsável deve ficar atento às oportunidades de investimentos e demandas de crédito, por exemplo.
2. Controlar as contas a pagar e a receber
As contas a pagar e a receber também precisam ser controladas e planejadas para manter o equilíbrio financeiro da empresa.
Para isso, você precisa elaborar um plano de contas com todos os pagamentos e recebimentos previstos.
Dessa forma, fica mais fácil administrar o ciclo financeiro do negócio e organizar os prazos para pagar fornecedores e receber pelas vendas, por exemplo.
3. Fazer a conciliação bancária
Fazer a conciliação bancária significa conferir as movimentações do caixa no extrato bancário da empresa.
Dessa forma, você garante que os números estão batendo e evita fraudes nas transações.
4. Gerenciar o capital de giro
O capital de giro é uma reserva financeira mantida em caixa que garante o pagamento das obrigações da empresa durante todo o ciclo operacional.
Em vários momentos, os recebimentos podem demorar mais que os pagamentos, exigindo que o negócio tenha dinheiro em caixa para financiar suas atividades.
Na gestão do capital de giro, sua missão é reduzir ao máximo esse valor, reduzir os prazos médios de recebimento e evitar a tomada de empréstimos para cobrir as despesas da empresa.
5. Analisar a situação econômico-financeira
A análise contínua da situação econômico-financeira também faz parte da gestão financeira de uma empresa.
Na prática, você deverá gerar relatórios de desempenho, acompanhar KPIs (Indicadores-Chave de Performance) e fazer projeções para guiar a tomada de decisão.
O importante é se basear em dados financeiros e contábeis concretos para fazer o diagnóstico do negócio e identificar riscos e oportunidades.
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