Como fazer gestão financeira de uma empresa com máxima eficiência

11 Novembro, 2020

Compartilhar

Você sabe como fazer a gestão financeira de uma empresa ou se limita a conferir o faturamento no fim do mês?


Em qualquer negócio, o controle do dinheiro, contas e patrimônio deve ser uma prioridade, mas não é uma tarefa muito simples.


Muito além de verificar se a empresa teve lucro ou prejuízo, você precisa acompanhar o fluxo de caixa, mapear custos, ter um plano de contas, gerenciar investimentos, fazer projeções e várias outras atividades essenciais para o crescimento do negócio.


Felizmente, há maneiras mais eficientes e econômicas de fazer a gestão financeira da sua empresa.


Se você quer saber como agilizar essa área, é só seguir a leitura.



Como fazer gestão financeira de uma empresa 


Entender como fazer a gestão financeira de uma empresa é um dos primeiros passos para começar uma jornada de empreendedor.


Afinal, estamos falando de controlar todo o dinheiro movimentado pelo negócio e planejar como os recursos serão utilizados para promover seu crescimento.


E essa não é uma tarefa simples, pois envolve o gerenciamento das contas a pagar e a receber, acompanhamento do fluxo de caixa, controle de inadimplência, planos de investimentos, projeções financeiras, conciliação bancária e várias outras atividades.


Por isso, é fundamental ter profissionais dedicados à função e atentos a todas as entradas e saídas do caixa, além de contar com um bom planejamento financeiro e análises contínuas de resultados. 


Dessa forma, é possível manter a saúde financeira do negócio, evitar o endividamento e garantir os recursos necessários para investir e progredir. 


De modo geral, assumir a gestão financeira significa cuidar do capital e do patrimônio da empresa para que ela atinja seus objetivos primordiais: gerar valor para o mercado e lucro para seus sócios e acionistas. 



Importância da gestão financeira para uma empresa 


Fazer a gestão financeira de uma empresa não é apenas uma estratégia para aumentar os lucros, mas também uma questão de sobrevivência.


Isso porque a falta de capital e endividamento estão entre as principais causas de mortalidade empresarial.


De acordo com o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, publicado em 2019 pelo IBGE, 6 em cada 10 empresas brasileiras fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade.


Outro dado alarmante é o nível de inadimplência das organizações do país, que bateu o recorde de 6,2 milhões de CNPJs negativados em janeiro de 2020, segundo dados do Serasa Experian.


Com uma boa gestão financeira, é possível controlar o endividamento, buscar crédito na hora certa e manter um capital de giro suficiente para honrar os compromissos da empresa, evitando a inadimplência e uma possível falência.


Além de manter a saúde do caixa e o equilíbrio das contas, a gestão também serve para melhorar os resultados, gerenciar recursos com mais eficiência e potencializar a geração de lucros no curto, médio e longo prazo. 



5 tarefas essenciais para fazer a gestão financeira de uma empresa


Para fazer a gestão financeira de uma empresa, você precisa assumir diversas tarefas de planejamento e controle. 


Confira as principais.


1. Gerenciar o fluxo de caixa


O caixa é o coração das finanças da empresa, e seu fluxo indica todas as entradas e saídas de recursos que fazem o negócio girar.


Logo, é fundamental acompanhar de perto esses movimentos e registrar todas as receitas e despesas da empresa, além de fazer projeções para prever o fluxo dos próximos meses.


Nessa gestão, nenhuma transação pode ficar de fora e o responsável deve ficar atento às oportunidades de investimentos e demandas de crédito, por exemplo. 


2. Controlar as contas a pagar e a receber


As contas a pagar e a receber também precisam ser controladas e planejadas para manter o equilíbrio financeiro da empresa.


Para isso, você precisa elaborar um plano de contas com todos os pagamentos e recebimentos previstos.


Dessa forma, fica mais fácil administrar o ciclo financeiro do negócio e organizar os prazos para pagar fornecedores e receber pelas vendas, por exemplo. 


3. Fazer a conciliação bancária


Fazer a conciliação bancária significa conferir as movimentações do caixa no extrato bancário da empresa.


Dessa forma, você garante que os números estão batendo e evita fraudes nas transações. 


4. Gerenciar o capital de giro


O capital de giro é uma reserva financeira mantida em caixa que garante o pagamento das obrigações da empresa durante todo o ciclo operacional.


Em vários momentos, os recebimentos podem demorar mais que os pagamentos, exigindo que o negócio tenha dinheiro em caixa para financiar suas atividades.


Na gestão do capital de giro, sua missão é reduzir ao máximo esse valor, reduzir os prazos médios de recebimento e evitar a tomada de empréstimos para cobrir as despesas da empresa. 


5. Analisar a situação econômico-financeira


A análise contínua da situação econômico-financeira também faz parte da gestão financeira de uma empresa.


Na prática, você deverá gerar relatórios de desempenho, acompanhar KPIs (Indicadores-Chave de Performance) e fazer projeções para guiar a tomada de decisão.


O importante é se basear em dados financeiros e contábeis concretos para fazer o diagnóstico do negócio e identificar riscos e oportunidades. 



BPO Financeiro: por que terceirizar a gestão


Já imaginou se todas as tarefas de gestão financeira acima pudessem ser contratadas em um único pacote de serviços?


É exatamente o que o BPO Financeiro oferece: uma solução completa de terceirização da gestão financeira para empresas.


Ao terceirizar seu departamento financeiro, você tem as seguintes vantagens:


-  Redução de custos operacionais, já que é muito mais barato terceirizar do que estruturar uma área interna

- Aumento da performance com um controle financeiro avançado

- Ganho de tempo para focar no core business do negócio

- Acesso às últimas tecnologias da área e a profissionais experientes do mercado

- Atendimento e suporte especializado

- Acesso a projeções de desempenho para tomada de decisão

- Qualidade e segurança nas rotinas financeiras.


Por isso cada vez mais empresas contratam o BPO Financeiro para aumentar a eficiência da gestão por um custo-benefício superior.




Deixe sua gestão financeira com a Gerencial Consultoria 


Fazer a gestão financeira da empresa internamente pode tomar muito tempo e nem sempre tem os resultados esperados.


Se você quer suas finanças em boas mãos, a Gerencial Consultoria oferece uma solução completa de BPO Financeiro com processos eficientes e atendimento personalizado.


O serviço começa com uma análise profunda de todos os processos e rotinas da empresa, que serve como base para uma proposta de remodelação da sua estrutura organizacional.


A partir daí, nossa equipe assume sua gestão financeira para que você foque no que realmente interessa: seus objetivos de negócio.


Afinal, vale mais a pena investir seu tempo em aperfeiçoar seus produtos ou serviços do que se preocupar com rotinas financeiras.


Com o BPO Financeiro da Gerencial Consultoria, você ganha tempo para focar nas estratégias do negócio, recebe insights para a tomada de decisão, reduz custos operacionais, tem acesso a todos os seus dados e ainda conta com profissionais especializados. 


E agora, já sabe como fazer a gestão financeira da sua empresa da forma mais eficiente possível?


Converse com a nossa equipe para receber uma proposta sob medida para o seu negócio. 

 




manage cookies