Contabilidade nos negócios empresariais: como ela ajuda você a crescer

20 Agosto, 2021

Compartilhar

A contabilidade nos negócios empresariais é uma peça-chave para a tomada de decisão estratégica.


Se você tem um bom contador, sempre estará munido de informações valiosas e números que revelam o caminho do sucesso no seu negócio. 


Por isso, os contadores deixaram de ser profissionais burocráticos e se tornaram parceiros importantes para o crescimento das empresas.


Neste artigo, veremos como a contabilidade nos negócios empresariais tem feito a diferença na gestão.


A contabilidade nos negócios empresariais

O papel da contabilidade nos negócios empresariais evoluiu muito nos últimos anos e se tornou central para as estratégias de crescimento.


Antigamente, o contador era visto como um profissional estritamente burocrático que deveria conferir saldos, fazer a escrituração e cumprir com as obrigações fiscais da empresa.


Mas essa visão começou a mudar com a chegada da era digital e a expansão da atuação dos escritórios. 


Com o apoio da tecnologia, os contadores se tornaram mais ágeis e passaram a adotar uma postura mais consultiva, fornecendo informações estratégicas para a tomada de decisão de seus clientes empresariais.


Afinal, todos os números que mostram o desempenho da empresa passam pela gestão contábil. 


Por isso, dizemos que a contabilidade é um sistema de informação poderoso que pode servir como base para diagnósticos, análises e estratégias empresariais. 


A importância da contabilidade nas empresas

A contabilidade nos negócios empresariais é como uma fonte inesgotável de informação estratégica que opera nos bastidores para garantir o sucesso da empresa.


A equipe responsável pela área sabe como anda o desempenho financeiro do negócio, se houve lucro ou prejuízo no período, se os tributos estão sendo pagos corretamente ou podem ser otimizados, e várias outras questões-chave da gestão.


Por isso, o contador moderno é visto como um parceiro que atua lado a lado com o gestor empresarial para auxiliar na tomada de decisões assertivas.


Segundo a pesquisa The Practice of Now, publicada pela multinacional de software contábil Sage, 87% das empresas globais já esperam serviços avançados de seus contadores, incluindo o aconselhamento estratégico e soluções digitais.


Hoje, o escritório contábil acompanha os números de seus clientes em tempo real, graças aos softwares em nuvem que permitem a integração perfeita entre contabilidade e financeiro.


Assim, a contabilidade se mostra uma ferramenta indispensável para a profissionalização da gestão e do planejamento estratégico, para além da regularização da empresa e do cumprimento de suas obrigações fiscais e trabalhistas. 


Serviços de contabilidade nos negócios empresariais

O pacote de serviços de contabilidade nos negócios empresariais é cada vez mais amplo.


Confira algumas soluções.


Assessoria contábil, fiscal e trabalhista


A assessoria contábil, fiscal e trabalhista integra os serviços essenciais da contabilidade para negócios.


Nesse conjunto, estão incluídas rotinas como escrituração, emissão de guias de impostos, conciliação bancária, emissão de demonstrativos e balancetes, entre outras.


Apoio à gestão 


Um dos diferenciais da contabilidade consultiva é o serviço de apoio à gestão, que traz informações estratégicas sobre os números da empresa para auxiliar na tomada de decisão.


O escritório mantém o gestor sempre informado sobre a situação contábil e fiscal da empresa, orientando sobre os melhores caminhos para otimizar a gestão. 


Dessa forma, o gestor tem um parceiro confiável e experiente para apoiar o crescimento do seu negócio.


Planejamento tributário


O planejamento tributário permite que a empresa otimize o pagamento de impostos dentro das exigências legais.


Dessa forma, a contabilidade não somente garante o cumprimento das obrigações da empresa, como também auxilia na redução de custos com tributos e contribuições. 


Atualização regulatória


As normas contábeis e fiscais são inúmeras e mudam o tempo todo, exigindo atualização constante das empresas.


Logo, nada melhor do que contar com um atendimento contábil dedicado para informar sobre mudanças importantes e manter o compliance do negócio.


Relatórios e diagnósticos


Também é papel da contabilidade fornecer relatórios, análises e diagnósticos econômico-financeiros às empresas.


No caso, são relatórios que vão além dos demonstrativos obrigatórios que já fazem parte do escopo da contabilidade.


Por isso, muitos escritórios já trabalham com ferramentas de Business Intelligence (BI) e recursos avançados de análise de dados.


A ideia é alimentar a gestão com dados valiosos e insights, que podem ser facilmente visualizados em gráficos e dashboards.


BPO Financeiro


Para empresas que precisam dar um passo além da contabilidade, também existe o serviço de BPO Financeiro, que terceiriza todas as rotinas de gestão financeira.


Assim, a empresa consegue reduzir custos nessa área, ter acesso a um serviço mais profissional e poupar tempo para focar no core business do negócio.


Como contratar contabilidade para o seu negócio

Para contratar a contabilidade nos negócios empresariais, é importante escolher um escritório que atenda às necessidades da sua empresa e tenha uma boa reputação no mercado. 


Como vimos, o papel do contador mudou muito, e os profissionais precisam acompanhar as tendências para garantir vantagem competitiva para seus clientes.


Então, vale conferir se a empresa que você quer contratar faz uso das tecnologias mais recentes, presta serviços consultivos e tem experiência no seu segmento.


Na hora de fechar o contrato, também é importante verificar o escopo dos serviços, revisar as cláusulas e analisar o acordo de confidencialidade.


E quando trocar de contador?


Se o contador que atende sua empresa não fornece informações estratégicas e não é uma peça-chave na gestão, trocar de serviço pode ser um bom negócio.


A contabilidade nos negócios empresariais precisa estar presente no dia a dia do processo decisório e mostrar disponibilidade para atender às demandas da empresa.


Se o escritório oferecer menos do que isso, é sinal de que ficou para trás na evolução do mercado e não é um bom prestador de serviços.


Além disso, se você está em uma fase decisiva do crescimento do negócio, precisa mais do que nunca investir em uma parceria estratégica.


Entendeu como funciona a contabilidade nos negócios empresariais?


Então, aproveite para aprender como trocar de contador e fazer isso no momento certo.


manage cookies