Diagnóstico empresarial: como ele ajuda seu negócio a crescer

20 Julho, 2021

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O diagnóstico empresarial é uma ferramenta importante para ter uma visão completa do seu negócio e tomar decisões mais certeiras.


Muitos gestores pensam que esse tipo de análise só se aplica a grandes corporações, mas a realidade é que todos os negócios — grandes e pequenos — precisam de um mapeamento mais detalhado.


É fundamental acompanhar de perto todos os indicadores e tomar como base dados concretos para planejar o crescimento do seu negócio.


Vamos mostrar a importância de fazer seu diagnóstico empresarial e apresentar um passo a passo para você acertar na análise.


Acompanhe os tópicos e aplique no seu negócio.


Entendendo o conceito de diagnóstico empresarial

Diagnóstico empresarial é uma avaliação 360º que analisa a realidade atual da empresa a partir de seus principais processos.


O relatório final obtido é como uma fotografia da situação do negócio, que mostra como anda o desempenho de todas as áreas em relação aos objetivos traçados.


Para isso, são usadas diversas ferramentas, métodos e tecnologias que permitem levantar dados sobre a empresa e chegar a um panorama geral. 


O propósito desse diagnóstico é oferecer uma visão completa do negócio e indicar aos gestores quais os melhores caminhos a seguir para melhorar os resultados. 


Geralmente, o serviço é prestado por consultorias e assessorias externas que se especializam em analisar processos empresariais. 


Os profissionais responsáveis coletam dados e conduzem análises específicas para entender a performance das áreas de contabilidade, finanças, marketing, vendas, RH, atendimento ao cliente, controle de estoque, etc.


Para cada empresa, o diagnóstico empresarial tem um enfoque diferente, considerando suas atividades mais estratégicas.


Para que serve um diagnóstico empresarial

O diagnóstico empresarial serve para mapear o desempenho da empresa nas mais diversas áreas e oferecer um retrato preciso de sua situação. 


Muitas vezes, os gestores se dedicam diariamente a analisar dados, acompanhar KPIs (indicadores-chave de performance) e buscar a otimização dos resultados em sua equipe. 


Porém, não há tempo hábil para fazer uma análise mais completa, que englobe todos os departamentos e ofereça uma visão integrada da empresa.


É aí que entra o diagnóstico empresarial, como uma ferramenta estratégica para guiar os gestores em direção aos objetivos do negócio.


A partir do relatório, é possível entender a performance dos principais indicadores financeiros, o ritmo de vendas, o nível de eficiência operacional, o grau de satisfação dos clientes e vários outros fatores que determinam o sucesso de uma organização.


Assim, esses indicadores podem ser analisados em conjunto, facilitando o planejamento do negócio e uma gestão qualificada e profissional.


Além disso, o diagnóstico empresarial é essencial para a implementação de uma gestão data-driven, pois os dados são o ponto de partida para entender o cenário atual e traçar estratégias de crescimento. 


Como fazer um diagnóstico empresarial

Para fazer um diagnóstico empresarial, você terá que mapear seus processos-chave e reunir o máximo de dados possível sobre seu negócio.


Veja como proceder passo a passo.


1. Comece definindo os processos-chave


O primeiro passo para fazer um diagnóstico empresarial é definir quais são os processos-chave do seu negócio.


Ou seja: os processos que têm maior peso na estratégia da empresa e que são decisivos para o seu crescimento. 


A escolha varia conforme a atividade, porte e segmento do negócio.


Por exemplo, uma prestadora de serviços B2B precisa ter foco nos indicadores de retenção de clientes e gestão de pessoas, enquanto uma fábrica precisa se concentrar na eficiência da produção, controle de estoque e expedição, por exemplo. 


2. Reúna os objetivos e metas do negócio


Para fazer qualquer tipo de análise de desempenho, você precisa de um objetivo como parâmetro, certo?


Por isso, o próximo passo do diagnóstico é definir quais são os objetivos de curto e longo prazo na empresa atualmente.


Por exemplo, se a empresa determinou que quer aumentar sua base de clientes em 25% e a receita em 20% no próximo semestre, essas devem ser as referências para analisar sua performance de vendas. 


3. Defina indicadores de desempenho para cada área


Com os objetivos definidos, você deverá escolher uma lista de indicadores-chave de desempenho — os famosos KPIs — para cada área a ser analisada no negócio.


Veja alguns exemplos que podem ser utilizados em uma empresa de tecnologia:


 

-KPIs financeiros: faturamento, lucratividade, rentabilidade, ticket médio, receita mensal recorrente (MRR)

-KPIs de marketing: Custo por Lead (CPL), taxa de conversão, ROI de marketing 

-KPIs de vendas: Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Lifetime Value (LTV), taxa média de conversão 

-KPIs de RH: índice de turnover, índice de retenção de colaboradores, absenteísmo

-KPIs de relacionamento com o cliente: índice de retenção de clientes, churn (taxa de cancelamento), índice de satisfação de clientes (NPS)

-KPIs de tecnologia: tempo de entrega de projetos, acordo de nível de serviço (SLA), service desk.




Esses indicadores servirão como ponto de partida para avaliar a performance do negócio nas mais diversas frentes.


4. Escolha métodos e ferramentas


Com processos, objetivos e indicadores em mãos, você só precisa escolher seus métodos e ferramentas para executar o diagnóstico empresarial.


Hoje, existem diversos softwares e tecnologias que ajudam empresas a coletar, processar e interpretar dados em análises aprofundadas.


Com uma solução de Business Intelligence (BI), por exemplo, você consegue transformar toda a informação coletada em dashboards altamente visuais que facilitam a análise e tomada de decisão.


O que fazer com as informações do diagnóstico?

Não basta fazer um excelente diagnóstico empresarial: é preciso saber como aproveitar todo o potencial das informações obtidas na tomada de decisão.


Para otimizar sua análise, você pode contar com as soluções da Gerencial Consultoria para mapear seus processos financeiros, contábeis e fiscais. 


Oferecemos um serviço completo de contabilidade consultiva com colaboração direta no foco do negócio e geração de relatórios mensais.


Para quem busca a terceirização da gestão financeira, nosso BPO Financeiro é a solução perfeita para acessar as melhores projeções e reduzir custos. 


Além disso, nossa solução de Business Intelligence permite que você acompanhe o desempenho da sua empresa de forma interativa e descomplicada.


Viu como é importante fazer seu diagnóstico empresarial e ter uma base para tomar decisões?


Então, fale com a gente e dê o próximo passo para otimizar seus resultados.


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