Como um ERP organiza as finanças da empresa com 5 recursos

18 Dezembro, 2020

Compartilhar

Sabe como um ERP organiza as finanças da empresa e facilita a gestão no dia a dia?


Esse sistema de gestão empresarial tem todos os recursos que seu negócio precisa para controlar o financeiro, gerenciar o processo comercial, acompanhar relatórios, entre outras funções essenciais.


Ele integra as diferentes áreas da organização em um único sistema e centraliza as informações, reduzindo erros e permitindo a automatização de tarefas.


Quer ver como um ERP organiza as finanças da empresa na prática?


Então, continue lendo e entenda a importância desse sistema para agilizar seu negócio.



Como um ERP organiza as finanças da empresa


Se você não sabe como um ERP organiza as finanças da empresa, esse é um bom momento para entender a função desse software.


A sigla significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais em português.


Resumidamente, o ERP é um sistema de gestão integrada que centraliza todas as informações da empresa e conecta suas diferentes áreas, permitindo que o empreendedor gerencie todo o negócio em um único ambiente.


Ele é dividido em módulos como financeiro, recursos humanos, estoque, vendas e contabilidade, e os colaboradores podem receber diferentes permissões para acessar as informações. 


Com um ERP, você consegue controlar o fluxo de caixa, gerenciar as contas, obter relatórios de desempenho, controlar o processo comercial, gerenciar o estoque, e várias outras funções que fazem parte do dia a dia do negócio.


E como a gestão financeira é uma das atividades mais importantes para o sucesso da empresa, a maioria das soluções do mercado têm recursos completos para organizar as finanças e acompanhar o desempenho. 


A vantagem é contar com um software que integra todas as áreas e fluxos de trabalho para aumentar a produtividade, reduzir erros e melhorar a tomada de decisão. 



Por que usar um ERP para organizar as finanças da empresa


O ERP organiza as finanças da empresa desde o faturamento das vendas até a baixa do estoque, integrando todos os processos financeiros. 


Além de oferecer uma visão completa do negócio, o software garante que o estoque, vendas e financeiro trabalhem juntos, automatizando tarefas e conectando as áreas em um único ambiente.


Dessa forma, se um pedido é aprovado, o sistema pode emitir automaticamente a nota fiscal e o boleto de cobrança, e dar baixa automática no estoque assim que o pagamento é recebido pelo financeiro, por exemplo.


Com essas integrações, os processos da empresa ficam muito mais rápidos, inteligentes e precisos, reduzindo o risco de erros e melhorando a qualidade das entregas para o cliente


No módulo financeiro, o ERP tem todos os recursos para acompanhar o fluxo de caixa, organizar as contas a pagar e a receber, fazer análise de custos, fazer a conciliação bancária, monitorar o desempenho financeiro, entre outras funções.


Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Capterra, publicada em 2019, 44% das micro e pequenas empresas brasileiras já utilizam um sistema de gestão empresarial para administrar o negócio, enquanto 33% usam planilhas e 15% utilizam softwares próprios.


Além disso, 45% delas pretendem adotar um novo sistema em breve, com destaque para as opções de ERP na nuvem.


Outro estudo, realizado pela Oracle NetSuite em 2020, revela que 95% das empresas que adotaram o ERP conseguiram otimizar seus processos. 



Como um ERP organiza as finanças da empresa com 5 recursos


Se você quer saber como um ERP organiza as finanças da empresa na prática, precisa conhecer melhor os recursos do software.


Veja como eles funcionam.


1. Fluxo de caixa


O módulo de fluxo de caixa do ERP permite que você acompanhe todas as entradas e saídas da empresa.


Geralmente, os softwares oferecem relatórios diários, mensais e anuais, para que o gestor consiga acompanhar o dia a dia dos lançamentos e também as vendas a prazo, despesas , encargos e outras movimentações do caixa.


2. Conciliação bancária


Além de monitorar o fluxo de caixa, é importante conferir se os pagamentos e recebimentos estão batendo com os valores da conta bancária da empresa.


Essa função se chama conciliação bancária e é fundamental para evitar fraudes e garantir uma organização financeira eficiente no negócio.


No ERP, o extrato pode ser importado automaticamente e integrado ao sistema, para que você não perca tempo conferindo cada lançamento.


3. Controle de contas a pagar e a receber


O ERP também organiza as finanças da empresa com recursos exclusivos para monitorar contas a pagar e a receber.


São exemplos de contas a pagar a folha de salários, impostos e pagamentos a fornecedores, e de contas a receber o faturamento das vendas e rendimentos de aplicações.


Com um sistema integrado, fica mais fácil fazer um plano de contas e conciliar as datas de pagamentos e recebimentos, de modo a otimizar o capital de giro


4. Análise de custos


A análise de custos é outro recurso essencial do módulo financeiro do ERP.


Com relatórios de custos detalhados por área e atividade da empresa, você consegue avaliar onde é preciso cortar gastos, otimizar recursos e melhorar o processo de precificação.


5. Relatórios financeiros


Por fim, o ERP também organiza as finanças da empresa por meio de relatórios e demonstrativos detalhados.


No DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), por exemplo, você consegue visualizar se o negócio teve lucro ou prejuízo e conferir cada custo, despesa e receita do período.



Organize as finanças da sua empresa com a Gerencial


Agora que você sabe como um ERP organiza as finanças da empresa, pode optar pela implementação de um sistema próprio ou pela terceirização da gestão financeira do seu negócio.


O software próprio é importante para integrar os processos da empresa, mas se você precisa ganhar tempo e poupar recursos, o mais indicado é terceirizar o financeiro. 


Com a solução de BPO Financeiro da Gerencial Consultoria, você deixa as finanças nas mãos de especialistas e não precisa se preocupar com controle de contas, projeção de fluxo de caixa e geração de relatórios. 


Assim, você tem mais tempo para focar nas estratégias do seu negócio, ganha qualidade nas rotinas financeiras e tem acesso a informações valiosas para a tomada de decisão, além de reduzir custos operacionais. 


Ficou claro como um ERP organiza as finanças da empresa?


Se você precisa mesmo é de uma solução completa de controle financeiro, fale com a gente


 


manage cookies